Minimalismo nos pequenos detalhes

Minimalismo nos pequenos detalhes

Ou  5 razões porque passei a fazer o meu próprio leite

Passei a infância a beber copos de leite morno antes de ir para a cama. Um tormento para mim que nunca gostei de leite e uma dose extra de paciência para a minha avó que todas as noites tinha de respirar fundo umas quantas vezes antes da sessão de teimosia à volta deste ritual.

Uma das vantagens de chegar à idade adulta é ganhar esta autonomia em que podemos passar a fazer aquilo que queremos. E uma das coisas que eu quis foi deixar de beber o leite que tanto me enjoava. Claro que a minha vó nunca soube disto.

Actualmente sempre que me apetece leite, para beber ou usar para cozinhar, opto pelos leites vegetais, as chamadas bebidas de cereais ou frutos secos. São fáceis de encontrar em qualquer supermercado.

Surpreendentemente são ainda mais fáceis de fazer em casa. E assim que aprendi a fazê-las nunca mais comprei pacotes destas bebidas. Porquê? Pelo menos por estas cinco razões:

  1. Sempre que não compro um pacote de leite é menos um pacote no meu lixo. Como minimalista assumida esta é a questão mais importante. É meu objectivo reduzir cada vez mais a minha produção de lixo, sobretudo de lixo gerado por plásticos e embalagens e fazer o meu próprio leite ajuda.
  2. É muito fácil de fazer. Seja leite de amêndoa ou de arroz, nenhum deles implica grande investimento de tempo. É importante voltarmos a estar o mais perto possível da origem daquilo que comemos, optando pelo simples. Esse é o caminho para que a nossa alimentação deixe de ter um custo tão elevado quer para o planeta quer para a saúde.
  3. É muito mais barato e este é um argumento de peso sobretudo para quem ainda não pratica uma alimentação consciente com a desculpa de que é tudo muito caro.
  4. Não tem qualquer tipo de aditivos. Muitos dos leites vegetais embalados tem adição de açúcar, intensificadores de sabor, emulsionantes, conservantes, adição de substâncias como cálcio ou vitaminas. Tudo isto é, na maioria das vezes feito por processos químicos. Processos esses que não são nada simples para o nosso organismo.
  5. A satisfação de consumir algo feito por mim, sabendo exactamente do que é feito e que gera zero desperdício é imensa.

Experimente fazer o seu próprio leite. Siga este link.

Arroz integral

Leave a reply